O caso de Gypsy Rose
Gypsy Rose é uma norte-americana que ficou conhecida por ter cometido matricídio (assassinato da própria mãe). No entanto, o crime foi cometido devido a uma razão: o constante abuso psicológico e mental que Gypsy sofria por parte da mãe.
Gypsy Rose Blanchard nasceu a 23 de julho de 1991, no Louisiana, nos Estados Unidos da América, filha de Clauddine Blanchard e Rod Blanchard.

A aos 7 anos de Gypsy, Clauddine, também conhecida por Dee Dee, começou a alegar que a filha sofria de inúmeras doenças, sendo uma delas a distrofia muscular que exigia que esta andasse de cadeira de rodas (ignorando o facto de que Gypsy conseguia andar normalmente). Dee Dee fez com que amigos e família acreditassem que as doenças eram reais, enganando até médicos para que a diagnosticassem e tratassem. Isto fez com que durante toda a sua infância, Gypsy fosse medicada desnecessariamente, tendo até sido obrigada a utilizar tubos para se alimentar.
Dee Dee mudou ainda a idade da sua filha para fazer com que esta parecesse mais nova do que realmente era, conseguindo que a Make-a-Wish, fundação norte-americana que ajuda a realizar os desejos de crianças gravemente doentes, a levasse a si e à sua filha ao Walt Disney World.

No entanto, ao chegar à adolescência, Gypsy começou a aperceber-se de que nada daquilo era verdade, o que fez com que tentasse escapar da sua mãe pela primeira vez em 2011. Nesse ano conhece também Nicholas Godejohn, que se torna seu namorado e cúmplice no assasinato da sua mãe em 2015. Dee Dee foi encontrada morta com 17 facadas e a sua filha estava até então desaparecida. No entanto, a partir da mensagem "Aquela v*adia está morta" publicada na sua página do Facebook, a polícia é capaz de a encontrar através do IP de onde a publicação foi feita. Gypsy confessa então que o crime foi cometido a 9 de junho pelo seu namorado Nicholas. Afirma que o fez por vingança devido ao abuso mental e físico que sofria por parte da mãe. Foi condenada a 10 anos de prisão em 2016, mas acabou por ser libertada em 2023. Dee Dee sofria do Síndrome de Munchausen- comportamentos e ações de um cuidador ou responsável que inventa ou provoca doenças noutra pessoa para chamar a atenção e conquistar a empatia dos outros. Numa entrevista à revista People, Gypsy Rose admite que se arrepende do crime: "Ela não merecia isso. Ela era uma mulher doente e infelizmente eu não tive educação suficiente para ver isso. Ela merecia estar onde estou, sentada na prisão cumprindo pena por comportamento criminoso", complementou.

O psicólogo forense e neuropsicólogo John Fabian afirma que "Este é um verdadeiro caso de politrauma de trauma complexo pesado.", completa ainda "Ela (Gypsy) era competente para ser julgada. Não havia defesa de insanidade. Ela sabia o certo e o errado. A sua capacidade de apreciar emocionalmente o que estava a acontecer, seria a questão." revelando que esta estava ainda melhor do que esperava.
Este caso reflete as consequências que a influência tóxica de uma mãe pode trazer na vida de uma filha. É um grande exemplo de como o meio em que nos inserimos, as pessoas com quem convivemos e as crenças que temos nos afetam. A doença de Dee Dee influenciou a vida de Gypsy num nível inacreditável, fazendo com que esta acreditasse que tinha diversas complicações médicas, sendo, muitas vezes submetida a cirurgias que lhe eram desnecessárias.
A série "The Act" de 2019, é um bom retrato de tudo o que aconteceu que culminou no homicídio.
Escolhi falar deste caso para um trabalho individual pois sempre me interessou muito. A audácia que uma mãe tem de ter para fazer este tipo de coisas à sua própria filha como forma de receber atenção é preocupante. Acho que se insere bem nos temas que demos, especialmente no tema 1.2. «As influências genéticas e ambientais no comportamento humano» visto que Gypsy não era doente mas, por conta da sua mãe, continuou com uma mentalidade infantilizada e a crer-se portadora das mais graves doenças e dos mais irreversíveis distúrbios.
Data: 8 de dezembro de 2024
Fontes:
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/sindrome-de-munchausen
https://www.primevideo.com/-/pt/detail/The-Act/0GI0AJKRH0A2O64OSAGXLJD1D2
https://pt.wikipedia.org/wiki/Assassinato_de_Dee_Dee_Blanchard
https://rollingstone.com.br/noticia/gypsy-rose-blanchard-entenda-o-caso-de-abuso-e-assassinato/